Equipamento Eutético

Equipamento de placas eutéticas é o que existe de mais seguro e confiável para o transporte de produtos congelados nos dias de hoje.

Placas Eutéticas

As placas são compostas por duas chapas soldadas entre si, no interior das placas são instaladas serpentinas por onde circula o gás refrigerante R404a que automaticamente fazem o congelamento interno da solução eutética.

A solução eutética (produto não toxico) é um composto com ponto eutético em -33°, ou seja, as placas congelam a -40°C e quando atingem o ponto eutético de -33°C é quando começam a reter e a segurar por muito mais tempo a temperatura permitindo um numero elevado de abertura de portas efetuando a troca de temperatura com o ambiente.

Leia o artigo sobre Placas Eutéticas

Sistema de placas eutéticas ainda é um grande mistério tanto para quem necessita diariamente de um equipamento que seja realmente eficiente quanto para quem trabalha na manutenção dos equipamentos de refrigeração comumente conhecidos como "Ar Forçado".

As placas eutéticas podem ser tanto em aço carbono, aço inox ou como o recente lançamento da CTR Componentes em Alumínio 30% mais leve e com superioridade na transferência de carga térmica.

O sistema tem o funcionamento somente elétrico, a unidade condensadora fica na parte externa da carroceria conectando-se as placas através de tubulação de cobre, por onde circula o gás R404a.

O congelamento das placas é efetuado a noite enquanto o veículo está parado.

No interior da placa é depositado a solução eutética, que ao atingir temperaturas extremamente baixas em torno de -40°C ela alcança o ponto eutético mantendo o interior da carroceria frigorifica entre -25°C e -30°C e a cada abertura de porta a placa eutética faz a transferência de carga térmica oferecendo autonomia de trabalho por até 12hrs com aproximadamente 40 a 60 aberturas de portas, ideal para o transporte de sorvetes, pães congelados, massas, gelo, açaí, polpa de frutas, pão de queijo entre outros...

E a manutenção? muito mais pratica e eficiente, pois o sistema é muito similar ao sistema de ar forçado e com baixo custo de manutenção.

E adivinha só? se acontecer qualquer problema com o equipamento de ar forçado durante o período de trabalho,o transportador corre o risco de perder a carga o que não aconteceria com as placas eutéticas, pois uma vez congeladas é só trabalhar.

Inteligente né?

CTR COMPONENTES a 28 anos desenvolvendo soluções para o transporte frigorífico.

Equipamento Eutético Trifásico

Todos os equipamentos possuem na sua unidade condensadora compressor semi hermético 220/380 trifásico, desenvolvido especialmente para o transporte frigorífico, condensadores em tubos de cobre com exaustor 220v monofásico acionado pelo transformador, sem a necessidade de verificar o sentido de rotação do exaustor, sistema de pressão controlada por pressostato e válvula de segurança, válvula KVL, válvula de expansão, sistema de recolhimento de gás, tanque separador de óleo, tanque de líquido, tanque de sucção, visor de líquido, filtro secador.

Equipamento acionado por quadro de comando elétrico composto por componentes de altíssima qualidade tais como; Djuntor motor, contactoras, fusíveis, chave liga/desliga e seletora de voltagem. Acompanha cabo de alimentação com plug 3P + T.

As placas eutéticas possuem grande capacidade de armazenamento e transferência térmica. Uma placa padrão nas medidas de 1700x690x100mm tem capacidade frigorífica de 2.500Kcal/h. As placas podem ser de Inox ou o mais recente lançamento da CTR COMPONENTES em Alumínio que são 30% mais leve e com capacidade superior de transferência térmica.

Todos os equipamentos são projetados para até 60 entregas (12hrs de trabalho).

Rendimento Frigorífico

Unidades Nº de Placas Rendimento à temperatura ambiente de 38º
Kompakt 2 a 4 5.850 a 11.700 W 5.000 a 10.000 Kcal/h
Stark 5 a 8 14.625 a 23.400 W 12.500 a 20.000 Kcal/h
Robust 9 a 12 26.325 a 35.100 W 22.500 a 30.000 Kcal/h

*Para até 10mt³, Para até 20mt³, Para até 35mt³.

Para cubagem superior a 35m³ é necessário calcular a quantidade correta de Placas Eutéticas para obtermos o melhor rendimento do equipamento.

Obs.: É importante lembrar que o rendimento adequando do equipamento estará sempre condicionado à qualidade do isolamento térmico da carroceria frigorífica.

O Isolamento, espessuras de paredes, densidade do PU, cubagem interna precisam obrigatoriamente estarem de acordo com todos os cálculos frigoríficos, caso contrário não garantimos o funcionamento pleno do equipamento.

Equipamento Eutético Monofásico

Sempre pensando em inovar no setor de transportes frigoríficos, a CTR desenvolveu o Equipamento de placas eutéticas MONOFÁSICO 220v para cubagem interna de até 10mt³ com a utilização máxima de 4 placas eutéticas nas medidas de 1700mm x 690mm x 50mm em alumínio. O equipamento segue o mesmo padrão de montagem dos equipamentos trifásicos, o que os difere é a substituição do compressor semi hermético por dois compressores herméticos monofásicos 220v que são desenvolvidos para o transporte frigorífico. Com essa inovação, o cliente não precisa mais se preocupar com padrão das tomadas trifásicas podendo ligar o equipamento em qualquer tomada simples 220v e o melhor, com baixo nível de consumo elétrico.

O Equipamento monofásico atinge os mesmos níveis de temperaturas que o Equipamento trifásico, sendo -40°C nas placas eutéticas e -30°C no ambiente, ambos são projetados para até 60 entregas diária (12hrs de trabalho).

Obs.: O rendimento frigorífico dos equipamentos está sujeito a qualificação da carroceria frigorífica nela instalada, como espessura das paredes, densidade do PU e dimensionamento correto.

Veja abaixo um quadro comparativo dos componentes internos de cada modelo de equipamento trifásico e monofásico:

Equipamento Trifásico 220/380v Equipamento Monofásico 220v
1 Compressor semi hermético 2 Compressores herméticos
1 Condensador em tubos de cobre com 1 exaustor independente 1 Condensador em tubos de cobre com 2 exaustores independentes
Pressostato Pressostato
Válvula de segurança Válvula de segurança
Válvula KVL Válvula KVL
Válvula de expansão Válvula de expansão
Válvula solenoide Válvula solenoide
Sistema de recolhimento de gás Sistema de recolhimento de gás
Tanque separador de óleo Tanque separador de óleo
Tanque de líquido Tanque de líquido
Tanque de sucção Tanque de sucção
Visor de líquido Visor de líquido
Filtro secador Filtro secador

*A CTR atesta a qualidade e eficiência dos equipamentos.

CARROCERIAS

Alguns de nossos clientes

Serviços

Manutenção de equipamentos e carrocerias

Dispomos de equipe especializada para manutenção de equipamentos e carrocerias, além de ampla rede de assistência técnica especializada distribuida por todo território nacional.

Desenvolvimento de projetos especiais

Desenvolvemos projetos especiais conforme particularidades de sua frota.

Clique para Ligar
Fale por WhatsApp